segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bom Jesus da Lapa - uma cidade de fé e maravilhas...

Por Christina Streva

Bom Jesus da Lapa – cidade ribeirinha do interior da Bahia. Eita estado que parece que não tem fim! Foi chão até lá, vixe!!! Mais de dez horas de viagem, uma estrada muito ruim, mas, em compensação, uma bela travessia de balsa pelo Velho Chico.

Quando chegamos à cidade, cansados da viagem, ainda nos deparamos com a precariedade do hotel e das várias escadas para subir. As malas pesavam mais do que nunca! Foi descarregar tudo, arrumar um estacionamento para o ônibus e cama pra todos.

Pela manhã, a surpresa! Estávamos hospedados a apenas 300 metros do Santuário de Bom Jesus da Lapa – a primeira maravilha do Brasil! Percebi no café da manhã, pela primeira vez, Cida Costa bem abatida. No auge dos seus 70 anos, a vitalidade dessa mulher é uma inspiração para todos nós. Cida nunca reclama de nada e está sempre com um belo sorriso no rosto. Por isso mesmo, o abatimento era preocupante. Peguei-a pelo braço e levei-a para visitar a Gruta.

Que lugar incrível! A natureza mostrando toda a sua força, em uma enorme estrutura rochosa cheia de desenhos e formas naturais. Juntando-se a força da natureza, o poder da fé humana. Milhares de fotos, cartas, velas, muletas e preces. Aleijados, cegos, doentes, e religiosos de todas as partes do mundo fazem de Bom Jesus da Lapa a segunda maior cidade de peregrinação do nosso país.

Impossível não sair renovada de um lugar tão poderoso e inusitado. E foi assim, de alma lavada, que voltamos para o hotel. Eu troquei de quarto com Cida e liberei-a do ensaio daquela tarde. Era cama e descanso para que ela se recuperasse logo do cansaço.

À tarde, hora de oficina e de ensaio. Propus algumas modificações na cena da mata e passei com Isadora a cena da morte. Maísa completava 25 anos nesse dia. Para ela, que até bem pouco tempo, vivia grudada na família, passar um aniversário tão longe de casa, ainda é um desafio.



Mas a bichinha é muito querida no grupo! Compramos uma deliciosa torta de chocolate e partimos todos juntos, os 18, para comemorar, dançar e cantar em homenagem a Maísa. E como o local não oferece muitas opções, organizamos nossa própria festa. Em plena praça central. Nessa noite, o SerTão Teatro tava parecendo mais com os nossos queridos parceiros de Fortaleza, o Grupo Bagaceira de Teatro... Foi festa com força!

Dia seguinte - segundo dia de oficina, e apresentação. Rádio 1, rádio 2, carro de som, montagem na praça. Os alunos da oficina, como sempre acontece, compareceram em peso na praça para acompanhar a montagem e dar uma mãozinha. A apresentação foi bonita, com aquele paredão rochoso de fundo e cerca de 400 pessoas na praça central (antiga Praça da Prefeitura).



E outra surpresa: Edson, nosso querido seguidor de Itabaiana, louco de pedra, dirigiu 1000 km do Sergipe à Bahia, para assistir a peça de novo! E depois, tem gente que acha que nós é que somos malucos...


Como a cidade é muito religiosa, fiquei um pouco apreensiva com a cena do Padre. Afinal, pegamos pesado com a igreja na peça. O irmão Ivanor que havia me entrevistado na rádio, estava lá. Mas para minha surpresa e alegria, ele não só fotografou toda a peça, como adorou tudo e ficou até o final do debate registrando com sua câmera e seu gravador todas as perguntas, opiniões e dúvidas dos espectadores. Ponto para a igreja!



Particularmente, eu tive uma noite muito especial. Galego encontrou, totalmente por acaso, um velho e querido amigo de infância com quem tinha perdido contato há muitos anos. Um desses encontros raros e inexplicáveis da vida. Eu, por minha vez, finalizada a sétima cidade e com tudo correndo bem, estou conseguindo finalmente relaxar um pouco (coisa rara por essas bandas!). Então, me permiti tomar umas cervejas, fiz amigos novos que tinham assistido ao espetáculo, e acabamos juntos em uma festa que se estendeu até a manhã do dia seguinte.

O dia estava nascendo quando chegamos de volta ao hotel, recolhemos as malas, deixamos para trás a Bahia de todos os santos e seguimos viagem a caminho das Minas Gerais. E Bom Jesus da Lapa vai ficar marcado nessa turnê, tanto pelas suas belas paisagens naturais quanto pelos fortes encontros que proporcionou!

Abaixo, fotos da apresentação e do bate-papo


3 comentários:

  1. parabéns Cristina e todos os integrantes desta intrépida trupe chamada Ser-Tão! Sem dúvida é bom ver o amadurecimento e profissionalismo do grupo. Mas importante mesmo, é entrar em contato com esse brasil profundo, com essa gente tão carente, tão esquecida, tão bonita e curiosa. Enfim, vida longa pra todos vcs, parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa...Vocês estão de parabéns...A população de Bom Jesus da Lapa deve ter se sentido agraciada, assim como eu me senti.
    Aguardo as postagens de Januária anciosa...e obrigada por tudo a todos. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Os peregrinos do teatro fazendo romaria para uma das maravilha do Brasil. Muito bom...

    ResponderExcluir