quarta-feira, 16 de março de 2011

Flor de Macambira na Imprensa de BH

Nota publicada na edição de hoje, quarta-feira, 16 de março de 2011 no Jornal Hoje em Dia



Matéria publicada na edição de ontem, terça-feira, 15 de março de 2011, assinada pela jornalista Luciana Romagnolli...veja a matéria completa logo abaixo da imagem ou pelo link: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=165857%2COTE



No repertório do grupo Ser Tão Teatro, a tradição popular vem acompanhada por uma preocupação em não ser apenas regionalista, mesmo ao resgatar manifestações típicas nordestinas como o cavalo-marinho (ou bumba-meu-boi). "Fazemos o diálogo entre o que é nosso, restrito ao Nordeste, e um caráter mais cosmopolita", diz o ator Gladson Galego.

Assim se pretende o espetáculo de rua "Flor de Macambira", que será levado a partir de quinta-feira ao parque JK - depois de o grupo realizar hoje e amanhã uma oficina de criação no Galpão Cine Horto.

A matriz popular se revela na encenação, que faz uso de máscaras, bonecos manipulados, perna-de-pau e fogo, além de ritmos populares. Mas o espectador ouve também funk e até música de telemarketing. "São artifícios que tornam o espetáculo universalizante. Tentamos trazer a construção da cena para o contemporâneo", diz Galego.

Formado em 2007, o Ser Tão tem por hábito adaptar obras da dramaturgia moderna brasileira, como fez com "Vereda da Salvação", de Jorge de Andrade, e "Farsa da Boa Preguiça", de Ariano Suassuna, numa parceria com o Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte.

"Flor de Macambira" atualiza o texto "Coronel de Macambira", primeiro "boi" escrito pelo recifense Joaquim Cardozo - e que já era uma releitura do tradicional cavalo-marinho, revestida de crítica social pela adição de personagens como o banqueiro e o marqueteiro.

A pesquisadora Roseane Trota trabalhou com o grupo na adaptação da dramaturgia, mudando o foco do coronel para a jovem Catirina e seu amadurecimento como mulher, sem dispensar a faceta crítica.

Descentralização. Além do Clowns de Shakespeare, o Ser Tão Teatro se mantém em contato com outras companhias nordestinas, como a Bagaceira, do Ceará, promovendo anualmente uma mostra de teatro de grupo em João Pessoa. "Isso é recente no Nordeste", diz Galego. "Mas, a partir do momento em que a verba chega a outras regiões, os grupos com uma pesquisa encaminhada têm mais facilidade para tocar seus trabalhos", conclui.

Agenda

O que: "Flor de Macambira", com o grupo Ser Tão Teatro
Onde: Praça Juscelino Kubitschek - parque JK, no Mangabeiras
Quando: Quinta, sexta e sábado, às 19h. Entrada franca.

Um comentário:

  1. Assisti a peça no campus da UFMG. Muito bonita!
    Me fez ter multiplas lembranças de fragmentos sertanejos que haviam na minha cabeça, principalmente do Boi Encantado de Elomar. =D

    Parabéns pelo trabalho! E, quando possível, tragam as outras peças pra BH também... serão bem-vindos!

    "Essa ciranda quem me deu foi Lia, que mora na Ilha De Itamaracá"

    Abrçs

    ResponderExcluir