segunda-feira, 21 de março de 2011

Flor de Macambira na Imprensa de BH, estréia!

matéria completa logo abaixo da imagem...



Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte-MG, quinta-feira, 17/3/2011/ Editoria: Cultura / Página 5

Miguel Anunciação

Ser Tão Teatro inicia agenda de “Flor de Macambira” na capital

Espetáculo da trupe paraibana será encenado logo mais à noite na Praça JK - se não chover

Agora – não é assim que se diz?-só dependeria “de São Pedro”. Previstas para acontecer na Praça JK, no Belvedere, às 19 horas, estão na inteira dependência da meteorologia as apresentações que o Grupo Ser Tão Teatro reservou para a cidade turnê mineira de “Flor de Macambira”. Mas, se continuar a chover do jeito que a cidade vem assistindo há duas semanas, as apresentações de hoje a sábado serão deslocadas para a Praça de Serviços da UFMG, no Campus Pampulha.

Considerando a parafernália (quase uma tonelada de iluminação, figurinos, cenografia e objetos de cena) que o grupo de João Pessoa carrega para abordar o enredo original do pernambucano Joaquim Cardozo, o espetáculo não pode ocorrer debaixo d’água. Nem tão cedo – como estava marcado de antemão.

“Estive na Praça JK domingo e achei que, se começasse mesmo às 18 horas, o espetáculo iria perder muito, porque ainda não está escuro o suficiente para mostrar os efeitos que tem”, afirma Chirstina Streva, diretora da montagem – que buscou recursos da Eletrobrás para ser exibida em praças públicas de 12 cidades, 10 às margens do rio São Francisco.

“Por onde passamos, todos foram extremamente receptivos, extremamente sedentos de arte, todo mundo muito curioso, perguntando sobre tudo”, enfatiza Chirstina, frisando que todas as apresentações estiveram lotadas, sobretudo em Januária, onde 1,5 mil pessoas teriam aparecido para assistir à comédia. Um recorde, como também havia ocorrido em Xique-Xique (BA). Nas demais cidades de Minas o público não negou fogo: “Tivemos algo em torno de 600 a 700 pessoas em São Francisco, um número bem parecido também em Pirapora”, comemora Chirstina, que, antes de estabelecer-se em João Pessoa e formar o grupo e dirigir os três espetáculos do Ser Tão Teatro, chegou a dar aulas nas Artes Cênicas da UFMG. Viveu só seis meses na cidade, mas foram inesquecíveis. “Domingo agora, jantando no (na Cantina do) Lucas, pude reafirmar o quanto gosto daí. É onde se faz o melhor teatro do Brasil”, elogia ela.

Decisão sobre o local acontece ao meio-dia

Mantenha-se atento ao noticiário: já que “Flor de Macambira” carece de cerca de quatro horas de montagem, os integrantes do Ser Tão Teatro definirão ao meio-dia de hoje onde deverão instalar o espetáculo. Na Praça JK ou no Campus da Pampulha, convenhamos, o que faz toda a diferença.

Hospedados em BH desde domingo, enquanto não reparavam o que o céu informava, os integrantes ministraram, até ontem, oficina sobre os procedimentos técnicos que utilizam. Fatiada em dois dias e um total de seis horas, a mesma oficina foi oferecida nas dez cidades por onde a turnê passou. Em todas, teria lotado completamente, só aqui espichou algo mais.

“O pessoal do grupo Quatro Los Cinco nos procurou, tem interesse no treinamento de cavalo marinho (tradição folclórica natalina, versão pernambucana do bomba-meu-boi), que a gente nem é autoridade, mas aprecia muito a musicalidade, a corporalidade”, situa Christina, que anuncia muito a intenção de avaliar as montagens mineiras na composição da 3ª Mostra de Teatro de Grupo, que realiza em maio. Seria a primeira vez em que grupos mineiros participariam do projeto que tem concentrado grupos teatrais do Nordeste (Leia mais no www.sertaoteatroflor.blogspot.com )


matéria completa logo abaixo da imagem...


Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte-MG, quinta-feira, 17/3/2011/ Editoria: Cultura / Página 4 / Em Movimento / Teatro

Walter Sebastião

O Brasil é uma comédia

É teatro com clima de festa popular, avisam os paraibanos do Ser Tão Teatro, que mostram a peça Flor de Macambira, de hoje a sábado, às 19h, na Praça JK, no Bairro Mangabeiras. Com direito a figurinos coloridos, máscaras, perna de pau, música ao vivo e evocação a folguedos tradicionais. A trama gira em torno das aventuras de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira. No percurso, o desafio de enfrentar as tentações mundanas e fantasmas pessoais para salvar o amado Mateus. “É peça de caráter social e comédia para todos os públicos”, afirma Gladson Galego, de 28 anos, ator e um dos fundadores do grupo.

O Ser Tão Teatro existe desde 2007 e tem viajado pelo Brasil, com uma tonelada de equipamentos, mostrando peças em praças públicas. Já encenou Vereda da Salvação, de Jorge Andrade e Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna. Flor de Macambira, conta Galego, é radicalização da opção pelo teatro popular, movido pela boa receptividade e grandes platéias que conquistou nas viagens pelo país. “Estamos falando do universo feminino, de uma garota que enfrenta o pai, um padre que quer vender casamento a prestação, um economista, um marqueteiro e seus fantasmas pessoais. Ela sai mais forte, renovada e preparada para a vida”, conta.

A turnê de Flor de Macambira começou em Penedo (Alagoas), passou por várias cidades de Pernambuco, da Bahia, do norte de Minas, e termina no Rio de Janeiro, próxima parada da trupe depois da visita a Belo Horizonte. O Ser Tão Teatro, além de apresentar as peças, realiza oficinas por onde passa, como estratégia de fortalecer os grupos e compartilhar experiências de elaboração do fazer teatral.

“O que apaixona no teatro popular é a capacidade de diálogo com público que nunca foi ao teatro. Isso é o que faz a magia do teatro de rua”, afirma Gladson Galego. Atuar na rua cobra do ator versatilidade para lidar com todo tipo de acaso, de bêbados e cachorros em cena até todo tipo de ruídos. Para Gladson Galego, há bom teatro popular feito por todo o Brasil. E cita os grupos Imbuaça (Sergipe), o Oi Nóis Aqui Traveis (Porto Alegre), Tá na Rua (Rio) e o Pessoal do Tarará (Mossoró). “O que falta é mais divulgação incentivos”, completa.

Um comentário:

  1. Estou com saudades dos posts de Christina Streva. Certamente o blog perdeu muito sem a diretora. Seus textos são mais emotivos, mas ao mesmo tempo sérios. Com eles dá pra ter uma visão de fato do que ocorre com o grupo. Volta Christina!!!!!!!

    ResponderExcluir