quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

E chegamos na Bahia!

14/02 - saída de Propriá (SE) com destino a próxima cidade, Paulo Afonso (BA). Já na viagem sentimos o gostinho das lindas paisagens naturais da Bahia. Ficamos loucos para fazer os passeios de barco ao Xingó... Doce ilusão! É tanto trabalho em cada cidade que não dá para fazer passeio turístico nenhum. Ainda assim aproveitamos o finalzinho do dia de folga, e assim que chegamos, mesmo cansados da viagem, fomos todos a famosa prainha na beira do Velho Chico tomar um caldinho de sururu.
Depois da janta, o “núcleo duro” do Ser Tão (como somos carinhosamente conhecidos no grupo) reuniu-se em uma lanchonete em frente ao Hotel para reunião. Pauta da noite: avaliação do andamento da turnê e planejamento de projetos futuros.
No segundo dia, já cedo começamos o trabalho. Samara foi a primeira a acordar e a última a dormir. Logo cedo sai as compras do que falta, vai ver o local da apresentação e das oficinas, e tome trabalho!!! Calina e Christina vão para as rádios, jornais e TVs para as entrevistas.
À tarde, Eu e Thardelly fomos ministrar o primeiro dia da oficina. Samara sempre nos acompanha ao local e faz o primeiro contato com o produtor responsável pela divulgação e pelas inscrições em cada cidade. Os meninos, Luis (cinegrafista) e Anderson (fotógrafo) vão registrar o trabalho. Christina também sempre vem e abre os trabalhos. Nesse dia, chegou um pouco atrasada, pois estava presa na rádio dando entrevista.
E olha só a surpresa! Mais de 100 alunos de uma Escola Municipal tinham fretado um ônibus e apareceram na oficina achando que seria o espetáculo. Nenhum dos alunos tinha assistido uma peça de teatro antes e estavam todos ansiosos nos esperando. Ficamos tão comovidos de ver todo aquele povo lá que combinamos com a professora que no dia seguinte o grupo pagaria o frete do ônibus para trazê-los para a peça. Foi uma alegria geral! Bom, acordo feito, começamos a oficina com o coração aliviado e mais de 100 crianças sentadas assistindo aos exercícios e depois fazendo uma grande roda e um bate papo com o elenco do espetáculo e com a Christina.
Terceiro dia em Paulo Afonso - oficina pela manhã. Sempre rola uma ansiedade para saber se os alunos vão voltar no segundo dia, afinal a oficina é cedo e acordar para fazer exercícios não é para qualquer um. Mas a apreensão acaba logo que vai chegando o primeiro, depois outro e começa o alongamento, e já está todo mundo disposto para trabalhar. Christina ministrou o segundo dia conosco e no final tivemos um bate papo muito legal, falamos da história do grupo, das dificuldades, e os incentivamos a pesquisarem e nunca desistirem. Afinal todos nós encontramos dificuldades pelo caminho.
Oficina finalizada e mais uma feliz troca estabelecida com os atores e com os grupos locais. Chega a hora da montagem: equipes separadas, cada um começa a fazer seu trabalho. Enquanto isso os transeuntes vão se aproximando, curiosos, perguntando sempre: O que vai ter hoje aqui? De que Horas? E sempre retribuímos com sorriso no rosto e com nosso chavão “Venha e traga toda a família” srsrsrsrr....
Pronto, final de tarde: tudo montado, a cada cidade vamos pegando o ritmo e tudo vai ficando mais rápido. Hora do lanche, depois maquiagem e aquecimento. Enquanto isso, Juju e Anderson afinam as luzes. Tudo pronto, “distinto e correto” e começa o espetáculo. E que belo espetáculo! Para a alegria de todos nós, a praça estava repleta com pessoas da cidade e com mais de 200 alunos preenchendo cada espaço com os olhinhos brilhando, fascinados. No término do espetáculo, o debate é tomado pelas crianças. A professora de literatura que levou todos aqueles jovens lá tinha passado um trabalho sobre a peça. E foi aquela chuva de perguntas, todos com lápis e caderno na mão para anotar as informações. E foi assim nossa bela passagem por Paulo Afonso(BA). Com direito a uma reportagem completa da TV São Francisco (a Globo local) que acompanhou e gravou tudo para uma matéria que será exibida pela Bahia. E que venha Petrolina(PE)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário