segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eu gostei de Petrolina, mas adoro Juazeiro...

Duas e meia da tarde e a equipe se encontra no saguão do hotel para embarcar rumo a praça e iniciar a montagem e preparação para a apresentação da “Flor de Macambira” na cidade de Petrolina. Ao chegar no local da apresentação ficamos entusiasmados com o local escolhido. Uma praça ampla, bem cuidada e com uma igreja linda ao lado, a catedral da cidade. O nosso produtor local nos contou, enquanto montávamos nossa estrutura, sobre a construção da igreja que teve suas pedras carregadas por moradores uma a uma e como a cidade se desenvolveu após o término das obras da igreja. Após, duas horas de trabalho estávamos finalizando a montagem e pouco a pouco os atores se dirigiam para o ponto de apoio para dar inicio a maquiagem, figurino, alongamento e aquecimento vocal.

A Flor entrou em cena com um pequeno atraso devido ao vento que estava absurdamente forte. Atores posicionados ao fundo aguardando o momento da entrada. Enquanto isso, nosso motorista, Ricardo, escolhia o melhor caminho para posicionar o ônibus ao fundo criando um paredão de proteção para o vento. Ônibus posicionado demos início a nossa quarta apresentação com um ritmo muito melhor e, mais seguros das trocas que acontecem atrás da cena.

Um excelente público acompanhava a apresentação e de fato tivemos uma boa receptividade. Os atores locais ocupavam quase que inteiramente as primeiras fileiras e observavam atentamente a cena. Eles podiam perceber que tudo o que foi trabalhado nos dois dias de oficina estava sendo executado durante apresentação. Lá encontramos pessoas engajadas na produção teatral e tivemos uma boa troca com esses grupos.

Petrolina foi uma cidade importante pra mim já que tenho alguns amigos de lá e sempre tive vontade de conhecer essa região e não poderia ter sido melhor: conhecer a região e levar nossa Flor para compartilhar com essa gente momentos de integração e troca. Finalizamos o espetáculo e os aplausos indicavam que fizemos uma boa apresentação. Crianças, idosos, adolescentes em pé com seus rostos de riso frouxo finalizaram a apresentação de Flor de Macambira em Petrolina!

Retornamos para o hotel e fomos direto para o restaurante para o nosso merecido jantar. Corpos cansados, mas satisfeitos por mais uma apresentação cumprida. Barriga cheia, banho tomado agora era só descansar e se preparar para o dia seguinte: Juazeiro nossa próxima parada!

Pela primeira vez nessa turnê temos duas apresentações seguidas. Hoje é o dia de Juazeiro cidade que muito ouvi falar, principalmente pela boca de grandes amigos. Com certeza as letras de Jorge Amado em sua Ceara Vermelha foram as que mais me tocaram, claro que com as respectivas explicações dadas com todos os detalhes por Cabeleira! Enfim, estamos em Juazeiro e hoje é dia da Flor de Macambira em terras baianas.

Ainda pela manhã fomos, eu e Isadora, pra casa dos pais de Tarcísio para um excelente almoço especialmente preparado para nós. Bacalhau delicioso e uma carona maravilhosa para a praça. Assim que chegamos ao local da apresentação nossa rotina de montagem e preparação e quando tudo estava pronto para iniciarmos ela chegou pela primeira vez: a chuva! Alguma apreensão, mas foi só um susto... logo ela se foi e podemos seguir nosso aquecimento e em poucos minutos estávamos prontos para iniciar o mergulhão e começar a apresentação a todo vapor.

Finalizada a missa pudemos observar uma multidão se dirigindo a praça e unindo-se aqueles que já estavam presentes aguardando o início do espetáculo. Praça lotada mais uma vez, corpos ferventes e o grupo mostra sua cara. A apresentação correu bem e finalizamos nossa passagem por Juazeiro com gostinho de quero mais. Valeu Juazeiro, valeu Petrolina e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário