sábado, 25 de janeiro de 2014

Zeniudes Pereira

Escrito por Christina Streva

Nos encantadores dias que passamos no Amapá, tudo deixou saudades. A afetuosa (e deliciosa!) recepção na sede do grupo Eureca, a oficina e a troca com atores de praticamente todos os grupos da cidade, a apresentação na Fortaleza de São José com um pôr-do-sol dos mais belos que já testemunhei e, para fechar com chave-de-ouro, a apresentação em Mazagão Velho, comunidade quilombola, repleta de crianças, e banhada por um braço do Rio Amazonas. São lembranças que vão ficar desse canto tão especial do Brasil.
Mas, além disso, uma coisa não sai da minha cabeça. O nome de uma mulher que TODOS que me encontravam citavam - Zeniudes Pereira. Contam que Niudes (como é carinhosamente chamada) foi uma guerreira que marcou e transformou o teatro no Amapá.  Praticamente todo mundo parece ser discípulo dela ou, ao menos, testemunha do seu amor pelo teatro, sua força, generosidade e garra.  Zeniudes encantou e contagiou jovens que, hoje, dedicam a vida ao teatro. 
Sei que ela deixou o Amapá para estudar no Rio de Janeiro; parece que na UNIRIO, mas não tenho a confirmação dessa informação.  Voltou para sua terra natal para botar a mão na massa e transformar o teatro de lá.  Partiu cedo, aos 40 e poucos anos, em 2007; mas continua presente e viva nos olhos emocionados e nos corações ardentes de tanta gente que faz questão de falar dela e de sua importância para o teatro daqui.

Gostaria muito de saber mais sobre essa mulher, especialmente, se ela foi mesmo aluna da UNIRIO e se tive a chance de conhecê-la (temos praticamente a mesma idade).  Fiquei tocada e inspirada pela sua história de vida e pelo tamanho do respeito e da admiração que o povo do teatro daqui tem pelo seu trabalho e pela marca que ela deixou nesse lugar. Duvido muito que encontre o nome dela nos livros de história do teatro brasileiro, ou em qualquer lista de prêmios nacionais; mas, tá aí uma mulher que, me parece, merece uma homenagem.  Por essas bandas de cá, Zeniudes Pereira é conhecida como a filha de Dionísio. Peço aos amigos que, caso tenham mais informações sobre ela, por favor, compartilhem comigo.  

Um comentário:

  1. SER TÃO Sempre alegrando nosso imenso Brasil, Amarante nunca será a mesma, voltem.

    ResponderExcluir