sábado, 12 de março de 2011

Chegando e saindo de Pirapora...ai que saudade do Velho Chico...



Por Christina Streva

Cinco dias de folga em Pirapora durante o Carnaval. Chuva com força, praticamente durante todo o tempo. Sorte nossa que o hotel tinha uma bela laje com piscina e um barzinho improvisado que salvou nosso Carnaval e de praticamente todos os outros hóspedes. Graças à animação dos nossos músicos e com o belíssimo reforço do acordeom de Norma Nogueira, esposa do Rodrigo, que veio passar esses dias conosco, acabamos realizando os bailes de Carnaval mais animados da cidade. Muita música de todos os tipos, nossos meninos (?) se realizando vestidos de mulheres, bebida com força, e muitas e muitas estórias... Todas censuradas! Afinal, folga é folga e cada um faz o que quiser (ou puder) da sua!!!

Tarcisio, namorado de Isadora, e Maíra Kesten, que trabalhou conosco no período de ensaios no Rio, também se juntaram a trupe nesses dias. E assim que a chuva deu uma trégua, já na quarta feira de cinzas, fomos quase todos para uma belíssima e escondida cachoeira em Buritizeiro, cidade vizinha. Lá, recebendo toda a força da água do rio sobre nossas cabeças, recarregamos as baterias e nos purificamos dos excessos do Carnaval.



Quinta feira – volta ao batente. Nove horas da manhã, ensaio no Centro de Convenções: treinamento vocal com passagem do repertório musical, investigação com a Serpente e exploração da cena da mata, que tá quase, quase lá...


Como, domingo, eu estarei voltando ao outro batente para recomeçar o trabalho junto a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO e iniciar o semestre de aulas, esse foi meu último ensaio com o grupo por algum tempo. Vou embora com o coração partido, justamente quando o SerTão chega a BH, cidade que foi tão boa e importante para mim quando lecionei no curso de teatro da UFMG em 2006. No término do ensaio, entreguei oficialmente a Flor aos seus tutores, pedindo-lhes que cuidem bem de nossa cria e não deixem de regá-la constantemente.

Era hora de retirar as malas do hotel e nos transferirmos para o Vapor Benjamim Guimarães, um presente da prefeitura de Pirapora, que nos convidou para ficarmos hospedados no único barco a vapor ainda em funcionamento no mundo. Construído em 1913 nos Estados Unidos, e restaurado em 2006 graças a uma parceria com o Banco do Nordeste, o Benjamim é uma pérola da história da navegação pelo Velho Chico. Hoje, necessitando de cuidados e de reformas novamente.



No caminho para o vapor, outra bela surpresa aguardava o grupo. Em uma despretensiosa parada para comprarmos cigarros na única banca de jornal da Pirapora, me deparo com uma linda matéria sobre o SerTão escrita por Miguel Anunciação do Hoje em Dia, de BH. Duas páginas do Jornal contando nossa história e nos dando boas vindas ao Sudeste. Eita surpresa boa!!




O Benjamim estava bagunçado e ficamos todos meio assustados de passar os próximos dois dias hospedados nele. Mas, em menos de uma hora, tudo foi limpo, arrumado, e enquanto uns foram ministrar o primeiro dia de oficina, outros aproveitavam o fim da tarde livre para jogar bola no campinho em frente ao barco, ou simplesmente para admirar o lindo pôr do sol que só contribuía para deixar o cenário ainda mais especial.




No dia seguinte, o segundo dia de oficina e, finalmente, a apresentação na Praça Cariris. O tempo nos deu um susto, com uma chuva que caiu justamente às 18:00 quando já estava tudo pronto para a peça. Mas, graças à Santo Antônio, ela foi embora logo e fizemos uma bela apresentação para aproximadamente 600 pessoas, finalizando assim nossa turnê pelo Rio São Francisco.



Nessa noite, após a peça, sentada no convés e admirando a lua, voltei a sentir a mesma sensação de orgulho e dever cumprido que senti há um ano atrás, em Traipu, cidade ribeirinha do interior do Alagoas, última do projeto “Farsa da Boa Preguiça” pelo Programa Eletrobrás de Cultura de 2009, e ocasião na qual conheci o Velho Chico pela primeira vez.

Ao longo desse ultimo mês, pudemos navegar com nossa Flor por esse poderoso rio. No caminho vivenciamos fortes encontros, vislumbramos belas paisagens, e conhecemos muitas e muitas pessoas e lugares especiais. Trabalhamos muito duro. Sinto uma profunda gratidão por cada um dos integrantes desse grupo. Realizamos um belo trabalho de equipe. E, assim, fomos desbravando essa região do Brasil tão forte, viva, receptiva, curiosa e, especialmente, sedenta por arte!

4 comentários:

  1. ...que coisa mais linda.... MEU POVO!!!

    mais uma bela etapa que se encerra na história de nossas vidas!!! Agora, que venha o sudeste e suas boas surpresas também!!!

    PARABÉNS A TODOS VCS!!!

    Renata Mora

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os atores, porém quero parabenizar em especial Cristina Streva por ser tão profissional, por apostar em novos atores paraibanos e por escrever tão bem. Você é muito talentosa Cristina, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Voces deixaram muitas saudades....Parabéns!!! Espero sinceramente que voltem a Pirapora novamente. Cícera Fidelis

    ResponderExcluir
  4. Como vcs mesmo dizem... COISA MAIS LINDA ...MENINO....Pirapora aplaude de pé a toda troupe, pela simpatia, profissionalismo e bem querer de todos para com nosso povo, que, acima de tudo gosta e sabe o que é arte verdadeira...PARABENSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir